Trabalhar com a inferência de sentido de palavras ou expressões nas aulas de língua portuguesa pode ser uma abordagem interessante para desenvolver as habilidades de compreensão e interpretação dos alunos. Aqui estão algumas estratégias que você pode utilizar:

 

    1. Contextualização: Apresente palavras ou expressões dentro de um contexto. Peça aos alunos que identifiquem as palavras-chave no contexto e usem essas pistas para inferir o significado. Discuta como o contexto pode influenciar a interpretação de uma palavra.

    1. Leitura de Textos Diversos: Proporcione aos alunos textos variados, como trechos de literatura, notícias, poesia, anúncios, etc. Peça que identifiquem palavras ou expressões cujo significado possa não ser imediatamente óbvio e peça para que tentem inferir o sentido com base no contexto.

    1. Palavras Polissêmicas: Trabalhe com palavras que possuem múltiplos significados. Explore esses diferentes significados com os alunos e discuta como o contexto determina qual é o sentido pretendido.

    1. Atividades de Grupo: Divida a classe em grupos pequenos e atribua a cada grupo um trecho de texto. Peça que os grupos identifiquem as palavras de difícil compreensão e usem a colaboração para inferir seus significados.

    1. Analogias e Comparação: Peça aos alunos que comparem a palavra ou expressão desconhecida com algo que eles já conheçam. Pergunte se existe uma palavra similar em seu idioma nativo que possa ajudar na compreensão.

    1. Uso de Dicionários: Ensine os alunos a usar dicionários contextuais ou online para verificar suas inferências e obter mais informações sobre o significado de uma palavra ou expressão.

    1. Discussões Interpretativas: Promova discussões em classe sobre diferentes interpretações de uma palavra ou expressão. Isso pode ajudar os alunos a compreender que as palavras podem ter nuances diferentes dependendo do contexto.

    1. Atividades Criativas: Peça aos alunos que criem histórias ou diálogos usando palavras ou expressões de significado desconhecido. Isso os incentiva a usar a criatividade para inferir significados e aplicá-los em um contexto.

    1. Atividades de Escrita: Peça aos alunos que escrevam pequenos parágrafos ou ensaios explicando como eles inferiram o significado de uma palavra ou expressão em um determinado contexto. Isso os ajudará a articular seu processo de pensamento.

    1. Revisão e Reflexão: Ao final de uma atividade, peça aos alunos que compartilhem suas inferências e discutam os desafios que enfrentaram. Isso ajuda a desenvolver a metacognição e a conscientização sobre o processo de compreensão.

Lembre-se de adaptar essas estratégias de acordo com o nível de escolaridade e as necessidades dos seus alunos. O objetivo é cultivar a capacidade deles de deduzir o significado a partir de pistas contextuais e enriquecer sua compreensão da língua portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *